segunda-feira, 10 de maio de 2010

Visita Técnica - Chapada Diamantina - Dia 3

Ao seguir para o café da manhã no terceiro dia de nossa V.T. percebemos que o sol daria o ar da sua graça logo cedo.Ás 8 horas da manhã, conforme solicitado por nosso professor, a grande maioria dos alunos aguardava para a saída que nos levou inicialmente até o municipio de Iraquara, situado a aproximadamente 70 quilometros da cidade de Lençóis, para conhecermos a gruta da Lapa Doce. Distribuidos em grupos de doze pessoas com acompanhamento de um guia local, seguimos em direção à gruta, que esta localizada a aproximadamente 70 metros abaixo do nível do local que estacionamos. Escadas confeccionadas rusticamente com as rochas da região nos dão acesso à uma enorme caverna, que segundo o nosso guia, tem aproximadamente 850 metros de comprimento. Beleza e grandiosidade do local nos deixaram encantados com o que começava a se descortinar diante dos nossos olhos. À medida que íamos nos introduzindo na enorme caverna, um misto de espanto, medo e curiosidade tomava conta do nosso ser. O guia nos conta que a milhares de anos passava por aquele lugar um rio caudaloso que com o tempo foi sendo extinto ou mudando de lugar. `Há uma tese de que esse rio tenha se mudado para uma profundidade de 40 metros abaixo de nós.
Estalactites e estalagmites, que se formam no interior da caverna a milhões de anos, continuam em formação, em cada gota de água que continua a pingar do teto da enorme caverna.
O ponto alto de nossa aventura se dá bem no meio da caverna, quando os guias nos pedem silêncio para um momento de reflexão e apagam as lanternas e lampiões o que nos mergulha numa total escuridão. No silêncio total conseguimos ouvir a forte batida de nosso coração e zumbidos nos ouvidos, o que para alguns configura ser o - ruído do silêncio. A longa caminhada termina quando enfim conseguimos ver a luz do sol que brilhava intensamente do lado de fora da caverna.
Esse foi um momento especial da visita à Chapada Diamantina.
Por volta das 13 horas seguimos o nosso roteiro em direção ao complexo do Pratinha onde almoçamos e fomos conhecer a gruta Azul. No retorno alguns foram para o rio Pratinha enquanto outros seguiram caminhos da aventura na região, praticando o mergulho nas águas claros do rio ou saltando de Tiroleza.
No retorno ao hotel, por volta das 18 horas, os organizadores do evento nos brindaram com uma festa surpresa, em que foram homenageados os aniversariantes do mes de maio e oferecido ao grupo um lanche especial.
Mais tarde, os notívagos foram conhecer os diversos bares espalhados pela cidade.

Nenhum comentário: