segunda-feira, 10 de maio de 2010

Visita Técnica - Chapada Diamantina - Dia 2

Diferente do que a previsão do tempo havia nos sinalizado, o dia de quinta feira na cidade de Lençóis amanheceu nublado com grandes possibilidades de chuva no decorrer do período.
Às 7 horas já estávamos no restaurante do hotel para o café da manhã, que por sinal era muito bem sortido. Uma deliciosa banana em caldas foi a primeira delicia desse dia.
Em torno das 8 horas e 30 minutos todos já se apresentavam na recepção do hotel para as atividades do dia. O guia local Hernandez se fez presente desde esse horário a nos esperar. Caminhada até o centro da cidade e, no prédio do mercado municipal uma rápida reunião com o guia definiu como deveríamos nos comportar durante nosso trajeto pelas belezas naturais da cidade.
Às nove horas seguimos o caminho para a parte mais elevada da cidade que nos levou inicialmente até a trilha para as piscinas naturais do rio Lençóis, com passagem pelo mirante que nos permitiu uma bela vista de parte da cidade. Em seguida caminhamos até o belo salão das areias coloridas, nas proximidades. Seguindo a trilha deparamo-nos com outro belo cenário, produzido pelas águas do rio, de uma coloração parecida com Coca Cola, num lugar conhecido como Poço do Halley.Parada para banho e nova caminhada pela trilha em meio a vegetação abundante da região até outro belo cenário, dessa vez de uma cachoeira, ou melhor cachoeirinha como é conhecida. Nessa altura do evento alguns de nós, inclusive eu, já sentia na musculatura das pernas o esforço de tanto sobe rocha, cruza rios,salta aqui, desce acolá, etc.
No retorno para o almoço, por volta das 12 horas e 30 minutos a chuva teimava em nos acompanhar, desmentindo o nosso guia que havia nos garantido que a partir das 11 horas deveriamos ter sol, o que não aconteceu infelizmente.
O almoço, num pequeno restaurante da cidade, sugerido pelo nosso guia, foi muito bem aceito pela maioria dos alunos pela qualidade da comida e pelo preço cobrado.
Nossa programação previa outro evento logo na sequencia do almoço, mais alguns dos colegas, bastante molhados, resolveram ir até o hotel tomar um banho e trocar de roupa. Uma forma de evitar possíveis problemas de saúde, uma vez que à tarde iriamos visitar regiões montanhosas e muito provavelmente com temperaturas mais baixas.
Ás 14 horas seguimos nosso caminho em direção ao rio Mucugezinho e nova parada para banho em águas de coca cola, numa deliciosa corredeira do rio.
O melhor do dia estava reservado para a visita ao morro do Pai Inácio, uma enorme formação rochosa, cercada por outra tantas e tão altas quanto. Maravilhados com a vista e com o belissimo pôr do sol que nos encantou, voltamos ao hotel cansados mas felizes com mais uma etapa cumprida de nossa programação chapadiana.

Nenhum comentário: