quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Visita ilustre

Nessa segunda feira, 8, recebemos a ilustre visita do Professor Doutor José Roberto de Lima Andrade, que vem a ser o Presidente da Emsetur ( Empresa Sergipana de Turismo). Convidado que foi pela coordenação dos cursos de Turismo, o nosso visitante chegou ao CEFET com a intenção de nos apresentar o que o governo do Estado através da empresa pretende para o turismo em Sergipe no que diz respeito a Promoção e qualificação.



Presentes ao evento o nosso coordenador, além de professores dos cursos da instituição e convidados de outras escolas de turismo tais como Fase, Unit e até alunos de biologia da UFS.



Apresentou-nos o Dr. José Roberto o plano de ações para o turismo em 2008 e 2009, plano esse que pretende capacitar continuamente os profissionais envolvidos com o turismo no Estado. A idéia básica é a qualificação de 300 profissionais nos setores de bares, restaurantes alem de preparar mão de obra para as novas unidades hoteleiras que estão chegando ao Estado,promovendo cursos de atualização continuamente.



Pretende-se incluir alunos das escolas de ensino médio da rede pública do Estado em projetos outros de capacitação para o turismo.



O SEBRAE foi citado como um parceiro em diversas empreitadas no que diz respeito a treinamentos.



O Programa SERGIPE DE BRAÇOS ABERTOS tem por finalidade ensinar técnicas de atendimento turístico aos profissionais de diversas atividades ligadas ao turismo.



Em termos de infra estrutura turística informou-nos o presidente que mais de 1,5 milhões de reais serão investidos. A antiga rua 24 horas será reativada com uma nova roupagem. Serão investidos alí mais de 2,1 milhões de reais. O antigo Restaurante Cacique Chá será transformado num centro de arte e de cultura com investimentos na faixa dos 500 mil reais.



Recursos do governo federal através do Prodetur já estão alocados para uma série de ações que serão implementadas pela Emsetur para alavancar de vez o turismo em Sergipe.



Sinalizações turísticas nas cidades; placas (outoors) em posições estratégicas nas estradas, próximos de destinos turisticos ou nas fronteiras do Estado com a intenção precípua de "convidar" aqueles que cruzam o nosso Estado a visitar os nossos atrativos, são algumas das ações estratégicas divulgadas.



O marketing aplicado para atrair os turistas passa por: fortalecer a idéia de que Sergipe é a terra da qualidade de vida; do melhor é mais democrático São João do Brasil e do verão mais animado do país.



O VERÃO SERGIPE terá o seu planejamento antecipado, com sua divulgação já em pleno inverno anterior, no mês de junho; melhorias na estrutura; e ênfase na gratuidade dos diversos shows.



Sinalizou-nos o presidente com uma mudança no formato da divulgação de Sergipe fora de nossas fronteiras. As feiras de turismo, que na visão dele, eram um dos únicos caminhos para a divulgação de Sergipe, passam a não ser mais tão importantes. A EMSETUR só participará delas em caso do interesse principal do trade, ou seja, se algum profissional ou grupo que compõe o trade turístico sergipano se propuser a participar de algum desses eventos, a empresa será parceira dele. E por falar em parcerias, o Aracaju Convention and visitor Bureau será, também, um dos principais parceiros da empresa.

Ações importantes listadas:

. Re priorização das feiras.
. Melhora no design dos stands.
. Ações mais efetivas nas feiras em parceria com o trade.
. Aumento da participação na ABAV - Feira das Americas no Rio de Janeiro em outubro próximo.

A veiculação do produto Sergipe nas diversas mídias: Outdoors, TV, cinema, Revistas de bordo e jornais foi amplamente comentada pelo Dr. José Roberto. Entretanto, o nosso questionamento em relação ao fato de Estados como Bahia e Rio de Janeiro, tradicionais no envio de turistas para Sergipe, terem ficado de fora nas mídias impressas, foram comtemplados apenas jornais de São Paulo, Brasília e Minas Gerais, não foi diretamente respondido, deixando-nos em dúvida em relação a esse quesito. Todavia, o presidente abriu as portas da EMSETUR para nossos questionamentos e sugestões. Esperamos que em futuros contatos possamos enfim entender todo o processo de busca do turista para Sergipe e que, de alguma forma, contribuamos para o sucesso dessa empreitada.

Aproveitamos para divulgar aqui os endereços eletrônicos dos órgãos que compõem o turismo em Sergipe:

www.turismosergipe.net

www.ensetur.se.gov.br

Agradecemos o Presidente por sua iniciativa de trazer para os estudantes de turismo do CEFET as propostas para esse segmento tão importante, apesar de negligenciado por alguns, para a economia do nosso Estado e do Brasil. E, esperamos que o entusiasmo e a competência por ele demonstrados possam ser, enfim, fundamentais para que Sergipe definitivamente desponte como um importante destino turístico no país.

Nenhum comentário: