quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Desenvolvendo agências de viagens vencedoras.

A Associação Brasileira de Agentes de Viagens - ABAV-SE - em parceria com o SEBRAE oportunizou ao mercado sergipano de agências de turismo um evento muito interessante intitulado - DESENVOLVENDO AGÊNCIAS DE VIAGENS VENCEDORAS.

Convidados que fomos pelo presidente da instituição, sr. Alberto Balbino, alunos do curso de Agenciamento e Guiamento de turistas do CEFET, comparecemos ao evento que foi ministrado pelo sr. André Tadeu, como um trainning show, na sede do SEBRAE, situado na Av. Tancredo Neves, em Aracaju.

Com muita graça e enorme talento para divertir a platéia que lotou o auditório o sr. Tadeu nos brindou com uma noite das mais divertidas e instrutiva.

Através de esquetes muitissimo bem humorados, o nosso palestrante versou sobre a atual situação das agências de turismo frente aos desafios da modernidade.

No primeiro bloco foi-nos apresentado um personagem que ele intitulou de Agentosauro rex, uma espécie de agente de viagem das antigas, ou seja, aquele sujeito que por se identificar com o segmento turístico, resolveu abrir uma agência para vender passagens e pacotes. Sem profissionalismo, sem capacitação sua nem de seus colaboradores. Fazendo aquilo que no passado chamavamos de administração empírica.

Avançando no tempo e chegando na década de 90 do século passado já nos deparamos com algumas alterações importantes na forma de gerenciar as agências de turismo, uma vez que o cliente passa a ser mais exigente o que vai provocar no agente a necessidade de se reciclar e se preparar para os novos tempos que se avizinham no mercado. Treinar equipes constantemente ; dispor de equipamentos mais modernos; instalações mais adequadas são algumas das características que a nova agência deveria ter em tempos de fortes mudanças e concorrências mais acirradas.

Com a chegado do novo século, chegam também os novos desafios para o segmento, pois a internet vem facilitar sobremaneira o acesso da clientela à informação o que faz com que as agências novamente necessitem buscar novos ciclos de evolução para fazer frente a essa importante ferramenta nas mãos dos clientes.

Personagens outros se juntam com muita graça ao citado anteriormente, enquanto o nosso palestrante passeia pelos caminhos tortuosos trilhados pelas agências na busca por qualidade, competência e resultados. O Zé Amilton, aquele sócio da agência que só sabe vender, e que não se preocupa com outros aspectos importantes do negócio, foi apresentado à platéia.

Os desafios que são reservados para o segmento, em futuro bem próximo, estiveram presentes e muito bem apresentados pelo nosso showman, que com competência e graça deu-nos uma aula espetacular que encantou a todos, leigos e profissionais do ramo.

Importante para que os já militam no fascinante universo das agências de turismo e muito interessante para todos nós que começamos a tomar conhecimento disso, essa palestra foi um presente. Agradecemos o empenho das Professoras Nara e Adryanna por nos permitirem a oportunidade de tal aprendizado.

Que venham outras !!

Nenhum comentário: