quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Vinhos

Na noite dessa quarta feira as professoras Kátia Viana (que ainda não conhecia) e Adryana Barreto, de Pesquisa Aplicada nos brindaram com uma palestra muito interessante sobre vinhos. Estavam presentes além dos alunos das turmas de Agenciamento e guiamento os colegas da Hotelaria.


O Sommelier* Silvio - Mâitre do cerimonial do Palácio do Governo do Estado de Sergipe foi o palestrante, no mini auditório do CEFET/SE.


Apresentou-nos, num primeiro momento, sua formação no segmento desde o inicio de sua carreira como cumim (auxiliar de cozinha) no afamado restaurante La Távola, localizado no bairro São José, em Aracaju; de sua passagem por outro restaurante não menos famoso - A Cantina D'Italia, esse localizado na orla mais bela do Brasil, a de Atalaia, e de sua formação com curso na ABS - Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo. Falou-nos também de suas viagens às regiões vinícolas do Brasil e da América do Sul: Argentina e Chile.


Em seguida, explanou sobre alguns significados do mundo do vinho. e nos apresentou o Ampelógrafo: Engenheiro Agrônomo ou técnico agícola estudioso da uva e dos vinhos. Explicou-nos também a sutil diferença entre Vinicultor e Viticultor. O primeiro produz vinhos a partir da produção de uvas recebidas do segundo, que, alem de ter a propriedade dos parreirais, também transforma as uvas em vinho.


Apresentou-nos o enólogo - Químico e/ou físico especialista em vinhos e o enófilo que é o apreciador, estudioso e consumidor de vinhos.


Finalmente entrou no assunto principal de sua palestra - O vinho propriamente dito. Falou sobre as principais regiões produtoras e dos diversos tipos de vinhos produzidos mundo afora. E nos explicou como as uvas são transformadas em vinho tinto, branco e rosê. Sua contribuição fez referências às principais vinicolas , seus criadores e as formas de se armazenar a "bebida dos deuses".

A importância do sobreiro (arvore de onde se retira a casca para a produção da rolha) que vai tapar as garrafas dos vinhos.

Esclareceu a diferença entre Champanhe e espumante. O primeiro, produzido na região de Champanhe - interior da França e o segundo em quaisquer outras regiões do planeta.

Mostrou-nos a forma de degustar o vinho e como armazená-los. Dos toneis carvalho, tão importantes para a conservação do precioso liquido e da temperatura ideal para a sua conservação - entre 16 e 18°C.

Para encerrar, o nosso convidado ofereceu como presente algumas garrafas de vinho para pessoas escolhidas na plateia de aproximadamente 80 pessoas e nos deixou um pouquinho mais conhecedores de uma das bebidas prediletas do homem desde a muitos séculos atrás.

Agradecemos às nossas professoras a oportunidade de termos tido contato com um assunto tão importante para quem pretende e tornar um profissional antenado com o mercado.


*Sommelier ou escanção - é , atualmente, um profissional especializado, conhecedor de vinhos e de todos os assuntos relacionados ao serviço deste. Adicionalmente, cuida da compra, do armazenamento e rotação de adegas. Elabora cartas de vinhos em restaurantes e similares. Na antiguidade o sommelier era quem servia os vinhos aos convivas nos banquetes.


Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário: