quinta-feira, 29 de abril de 2010

Visita Técnica: S. Cristovão e Laranjeiras

Dando sequência às visitas técnicas programadas para esse quarto e último módulo, as turmas de Agenciamento e guiamento e de Guias de Turismo, acompanhadas do professor da máteria Teoria e Técnica de Guiamento, visitamos as cidades históricas São Cristovão e Laranjeiras nessa manhã de quarta feira.
Saidos da instituição às oito horas e vinte minutos, fomos inicialmente em direção à cidade de S. Cristovão, começando nossa visita pelo Cristo Redentor, que está localizado à esquerda da rodovia João Bebe Agua, na entrada da cidade. Em seguida seguimos o tradicional roteiro turístico da cidade numa visita panorâmica. Com passagem incialmente pela igreja de Nossa Senhora do Rosário dos homens pretos, em seguida uma parada na praça de São Francisco onde encontramos o Museu de Arte Sacra e a igreja e o Convento de São Francisco, além do Museu Histórico de Sergipe e a Santa Casa de Misericórdia. Este complexo, em reforma, está sendo avaliado pela Unesco, e é candidato a Patrimônio Cultural da humanidade.
Mais adiante visitamos a Igreja do Senhor dos Passos; o Mosteiro de São Bento e o Convento da Ordem Terceira do Carmo; o museu dos ex-votos e a Igreja do Carmo.
Seguindo o nosso roteiro, cruzamos a praça da igreja Matriz e constatamos que a Matriz de Nossa Senhora da Vitória continua em reforma. Descemos para a cidade baixa e, após uma parada para nos refrescarmos (estava um calor insuportável) seguimos o nosso caminho para a cidade de Laranjeiras.
Em Laranjeiras, em virtude de obras na rodovia, acessamos a cidade pela estrada que nos leva às industrias cimenteiras do município (Nassau e Votorantim). Por esse caminho, acabamos visitando em primeiro lugar a bela igreja da Nossa Senhora da Comandaroba, construida em meados do século XVIII.
Nossa segunda parada foi no alto da colina onde está localizada a igreja de Bom Jesus dos Navegantes, belo cenário que nos permitiu visualizar toda a cidade.
Nossa visita continuou com uma parada no Centro de Cultura, os antigos trapiches, onde hoje funcionam um mercado municipal e algumas faculdades da Universidade Federal de Sergipe. Passamos pelo marco zero da cidade, onde os viajantes paravam para descansar à sombras das laranjeiras, que acabaram dando nome ao municipio, às margens do rio Cotinguiba. A cadeia pública, desativada; a ponte nova; a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos homens pardos; o calçamento em formato 'pé de moleque';
a prefeitura municipal, a igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus, e para finalizar a igreja Presbiteriana, de 1884, a primeira igreja protestante de Sergipe alem de uma passadinha rapida pela rua do Museu Afro Brasileiro de Sergipe, um dos mais importantes do gênero no país.
Por volta das doze horas e quinze minutos retornamos a Aracaju.

Nenhum comentário: