È quase unanimidade entre os guias de turismo da cidade a explicação para o significado do topônimo Aracaju. Aos turistas é dito que ARACAJU significa Terra dos Cajueiros e dos papagaios. Entretanto, estudiosos sobre o assunto tem diversas outras definições.
Salientam-se as seguintes:
AR = nascer e CAJU = fruto do cajueiro, no entender de Von Martius.
Para Rutgbano Geneiro procede de ARA = doença CA = fruta e JU = amarelo, significando a fruta amarela contra a doença, isto é contra a febre palustre que era comum na região do Aracaju e segundo historia-se teria sido a responsável pela morte prematura do presidente da província Ignacio Joaquim Barbosa, o fundador da cidade.
M. Cabral diz ser uma corruptela de ARA - ACAYU, sendo ARA = tempo, ACAYU = caju, significando tempo de frutos ou de cajus.
O tupinólogo Sergipano Sebrão Sobrinho entende que o vocábulo originou-se de MABARACAGÜPE, corruptando-se em MARÃCAGÜ - MARACAGU - ARACAJU.
Aracaju ou Maragogipe tem a literal significação Rio do Gato, isto é , rio do estrangeiro, rio de gente sarda.*
Admite ainda S. Sobrinho a significação de ribeira do gato, Aurora da Mata, aurora dos cajueiros.
Afirma ainda o frei Jaboatão que havio o rio Aracaju, hoje ignorado pelos geografos mas que, segundo alguns historiadores seria o atual rio do Sal, que limita o município de Aracaju com o de Nossa Senhora do Socorro. Que seria então o nome de um dos caciques que habitavam a região e que posteriormente veio dar nome ao povoado de Santo Antonio do Aracaju, no alto da colina próxima, onde em 17 de março de 1855, foi assinado o decreto de N° 413 que transferia a sede da capital de São Cristovão para o Aracaju.
* A barra do cotinguiba, depois rio Sergipe era constantemente visitada por navios estrangeiros, dai a designação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário