sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Trabalhos pendentes

O final do módulo se aproxima. Algumas provas ja foram feitas: História, Seminário (ja encerrado), Gestão, Teoria e Inglês. Alguma notas já foram divulgadas, entretanto, outras, dependem de trabalhos que devem ser desenvolvidos em grupo ou individualmente. Nessa altura do período temos para concluir os seguintes trabalhos:

Seminário de Técnica de Comunicação - Prof Gilvan
Mini seminário sobre tema a escolha do grupo - Prof. Adryanna.
20 questões sobre turismo para serem debatidas em sala de aula - Prof. Adryanna.
Tipos de turismo - Prof Ilka.
Seminário - Destinos turisticos sergipanos - Prof. Adryanna.
Roteiro turístico em Espanhol - Prof. Frederico.

O tempo é curto para tanta coisa, mas acredito que no final do semestre, daqui a pouco mais de dois meses a 'galera' tenha conseguido destrinchar todas essas questões e que sigamos celeres em busca do nosso objetivo final no curso.

Seminário

Desde o dia 7 último não venho neste espaço. Um dos motivos é a enorme carga de trabalho que os professores nos tem dado o que reduz bastante o tempo livre para outras coisas. Nem tempo tive para discorrer sobre o seminário que a turma desenvolveu no dia 16 deste, o que farei agora.

O seminário, que tinha como título a Propagação dos cursos e perfil dos alunos de turismo para o mercado de trabalho, realizou-se no mini auditório (sala 40E) do Cefet.Este evento fez parte da matéria Seminário, que nos foi ministrada pela professa Nara e que valeu para a turma a nota coletiva 9. Prestigiaram o evento os professores Edivaldo Alves de Oliveira, Diretor de relações Empresariais e comunitárias e Carlos Cunha, nosso professor de Geografia e representante da coordenadora dos cursos de turismo; além do presidente da ABAV-SE, sr. Balbino.

O assunto, bastante interessante para todos nós que buscaremos num futuro próximo espaço no mercado de trabalho do turísmo em Sergipe, foi muito bem desenvolvido e trouxe algumas luzes para o tema e idéias interessantes para aqueles que são diretamente responsáveis pelo assunto. No final, a professora Nara reuniu a turma, fez algumas observações em relação a alguns senões observados por ela e, considerando a nota recebida pelo grupo, a turma passou com relativo sucesso por essa primeira experiência de organização de um evento. Outros virão, e faço votos que possamos nos haver a contento.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Divergências

Dois meses após o inicio do curso surgiu a primeira polêmica na turma. Na organização do seminário que acontecerá no próximo dia 16, a professora Nara determinou que pequenos grupos seriam responsáveis por determinadas situações que envolvem a organização do evento. A divergência surgiu naquilo que entendo ser apenas acessório e que não deveria aparecer como algo fundamental. A forma como um coffee break deverá ser montado tem sido, ainda, motivo de discussão entre os alunos. Alguns consideram a necessidade de algo com mais, eu diria, destaque, o que demandaria custos maiores. A maioria da turma, após uma rápida enquete, foi contra tal propositura dos responsáveis pelo cofee break, concordando, também com a opinião da professora que deveríamos fazer algo mais simples, com custo menor para todos. Entendo que a intenção do grupo cofee break seja a melhor , ou seja, fazer algo que seja do agrado de todos os convidados e que possa de alguma forma destacar o interesse da turma em promover um evento de sucesso. Entretanto, entendo também, que em situações como essa deve-se ouvir a maioria democráticamente. E a maioria decidiu por algo mais simples, com custo menor.

Viva a democracia !!!