sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Visita técnica - A primeira vez a gente não esquece






Nessa quarta feira, 19 , fizemos a nossa primeira visita técnica do curso. O prof. Carlos Cunha , de Geografia Aplicada, nos convocou para uma visita ao litoral sul do Estado de Sergipe.
A saída estava marcada para as 7 horas da manhã. Aos poucos a garotada foi chegando na escola para a nossa primeira aula externa. Embarcados pela primeira vez no ônibus da instituição, em companhia de mais duas turmas: 4º AGM e 3° SH e caimos na estrada por volta das 7:55 hs.
A partir do acesso à Rodovia Umberto Mandarino, no município de Itaporanga d'Ajuda, o nosso mestre passou a fazer considerações sobre a paisagem que se apresentava através das janelas de nosso transporte. Características geomorfológicas diversas foram sendo apresentadas às turmas enquanto o pessoal do 4º AGM fazia o trabalho de guiamento.













Nossa primeira parada foi na praia da Caueira para que fizessemos uma avaliação das condições geográficas da região. Ficou constatado ao final da visita que essa praia estava em melhores condições em termos de equipamentos turísticos (foto) do que as outras que foram visitadas em seguida,uma vez que o mar ainda não reivindicou o seu espaço destruindo as edificações feitas em sua orla.
Em seguida nos dirigimos para a praia de Abaís, no município de Estância. As condições que encontramos por lá já eram bastante diferentes do que vimos em nossa parada anterior. A beleza da orla está comprometida pelo desmoronamento dos equipamentos turísticos construidos na orla (foto).







Infelizmente o mar veio cobrar o seu espaço e o que era para ser beleza se transformou em destroços. Entendemos que as autoridades responsáveis devem repensar as construções de impacto à beira de nossas praias, uma vez que , a possibilidade de que o aquecimento global possa trazer a médio prazo outras destruições como as que se observam na praia do Abaís em todo o nosso litoral.


Na saída da região de praia, tivemos uma segunda parada para observação , com direito a escalada de uma das dunas no entorno da Praia do Abais (foto). Uma aventura e tanto, com direito a uma bela vista da praia. No topo da duna pudemos ver as demais, que abundam na região,o crescimento da população e a vegetação em forma de restingas que tem a função de sustentar as frágeis dunas, não lhes permitindo serem ,literalmente, levadas pelo vento.




Na seqüencia da V.T. chegamos ao Abais Camping Club, um espaço na saida da região do Abaís que nos proporcionou tomar contato com uma criação de tambaquis num belo lago próximo às lagoas da região(foto). Os peixes, de tão acostumados à presença de turistas, vem comer nas mãos das pessoas.



Nossa parada seguinte foi na Praia do Saco, considerada uma das mais belas do mundo, e localizada no extremo sul do litoral sergipano. A região, por sua beleza, foi vitima de forte especulação imobiliária. Dezenas de casas de luxo foram construidas às margens da praia e, atualmente, tem sofrido, assim como na praia do Abais, os efeitos da maré alta. Dezenas delas foram demolidas pela força das ondas e abandonadas por seus proprietários. A beleza da região contempla também a famosa ilha da sogra, formada por dunas de areia, depositadas no mar pela movimentação das mares e pelos sedimentos trazidos pelos rios que desaguam por lá.


O almoço, servido no bar do Bitão, foi antecedido de uma caranguejada com direito também a deliciosas ostras, cortesia da familia de nosso amigo Gilvânio, donos do bar. Depois de almoçar, reiniciamos nossa viagem de volta, e a volta, contamos em outra postagem.
Até lá !!




























































Nenhum comentário: