segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Setembro da Manchester.

No ano de 2011 tivemos a oportunidade de conhecer e guiar num Famtour um grupo espetacular de pessoas trazidas a Sergipe pela operadora Manchester, de São Paulo. Capitaneadas por seu diretor Ricardo Nascimento, excepcional pessoa e profissional do mais alto gabarito. Desde então, pela relação especial desenvolvida com esse grupo, passamos a ser o guia da operadora em Sergipe. Alguns grupos, vindos através da Manchester, nos foram confiados nos últimos meses. Neste setembro, novamente, nosso amigo Ricardo retornou a Sergipe com mais um grupo de agentes de viagens que vieram, também, conhecer o pequeno e encantador estado de Sergipe. Juntos por alguns dias, tivemos a oportunidade de levar nossos visitantes para: city tour no dia 23; para o paraíso de Mangue Seco no dia 24; para os belos cânions de Xingó no dia 25 e para a Rota do Cangaço no dia seguinte. Para completar o mês tivemos citys tour com a agência nos dias: 7, 14, 29 e 30. Além de uma visita a Xingó no dia 12. ...519

sábado, 21 de setembro de 2013

O recuo do mar

É constante motivo de questionamento pelos turistas o fato da praia da Atalaia estar um tanto quanto distante da pista da Av. Santos Dumont. Em nossos city tours explicamos aos nossos visitantes que, diferente do que muitos pensam, não houve aterro na região que permitisse essa grande distância entre a linha dágua e a pista. Que o que ocorreu alí foi um movimento natural da natureza que em pouco mais de 3 décadas provocou esse distânciamento.
Digo-lhes também que tenho fotos que comprovam a proximidade da  praia em relação à pista na década de setenta do século XX.
Este fenômeno é conhecido como epirogênese na geologia (ciência que estuda a composição, a estrutura as propriedades físicas e históricas do planeta Terra). Epirogênese é um conjunto de processos que resultam no movimento da crosta terrestre, no sentido ascendente ou descendente. Além disso, atinge vastas áreas continentais de forma lenta, ocasionando regressões e transgressões marinhas. Ela também pode ser definida como "Movimento Positivo" (vertical para cima) e "Movimento Negativo" (vertical para baixo), das placas tectônicas. É um movimento muito lento, e que não tem ligação com fortes ações tectônicas, como terremotos (a não ser formação de dorsais marítimas). A epirogênese atinge áreas continentais formando arqueamentos, intumescências ou abaciamentos de grandes conjuntos geológicos. Os arqueamentos podem ser maiores num ponto e menores em outros, assim como podem haver levantamentos em um lugar e rebaixamentos em outros. A lentidão desses movimentos dificulta seu reconhecimento, carecendo-se também de um ponto de referência fixo que possibilite a mensuração de extensão do fenômeno. As principais análises da epirogênese são feitas à beira do mar, porque, além de o nível do mar poder ficar fixo por muito tempo, seus movimentos de subida e descida já são bem conhecidos. Os movimentos do nível do mar são chamados de eustáticos, podendo ser de dois tipos: de transgressão, quando o nível do mar se eleva sobre os litorais fixos, invadindo os continentes e de regressão, quando o nível das águas baixa sobre uma plataforma litorânea fixa. Em ambos os casos não houve epirogênese porque foi o nível do mar que se alterou. As causas da variação do nível do mar são conhecidas como: tectonismo marinho e modificações paleoclimáticas. Como pôde ser visto é grande a dificuldade de pesquisa dos movimentos epirogenéticos. Abaixo fotos da praia da Atalaia nas décadas de 70 e 80 do século XX.
Atalaia - déc. 70

Atalaia - déc. 70
Atalaia - déc 70



Fonte: Wikipédia