quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sindicato a caminho da democracia

Alterações importantes na vida do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe estão em curso. Com a eleição da nossa batalhadora presidente para gerir os destinos do órgão federal mais importante da categoria - a FENAGTUR, o nosso sindicato vai eleger em  breve um novo dirigente máximo.
E pelo que temos ouvido nos bastidores, teremos mais de uma chapa a concorrer ao cargo. Isso é muito bom para a categoria em Sergipe. Demonstra um maior interesse dos colegas e coloca a todos nós com opções de escolha. Além disso, essa situação pode e deverá suscitar situações de debate que deverão ser de grande valia para aquele que conseguir ganhar a eleição.
Aqui do nosso espaço queremos antecipar os nossos votos de feliz gestão àquele que for o vencedor da eleição e dizer que o nosso posicionamento em relação a este ou aquele candidato vai de encontro ao que nós desejamos aconteça com a categoria em nosso estado.
Para nós, o futuro presidente do Singtur deve promover imediatamente, após eleito, uma campanha de fortalecimento da categoria, buscando atrair um número cada vez maior de associados.
Deve buscar a conciliação da categoria para que todos, unidos, possamos trabalhar pelo desenvolvimento do turismo e da categoria Guias de Turismo.
Deverá também promover no sindicato uma participação mais efetiva de todos, tirando dos seus ombros o peso de gerir a categoria de forma centralizada.
Agir com transparência em todos os sentidos, deixando os associados informados de tudo o que acontece na instituição.
Deve buscar junto ao trade as melhores condições de trabalho e os espaços efetivos que o profissional Guia de Turismo almeja e merece.

É no profissional que se propor a esses caminhos que daremos o nosso voto.

Mais trabalho

151.152.153.154.155
O período junino em Sergipe muito provavelmente vai bater novo recorde de visitantes. Os hoteis estiveram sempre cheios e os espaços de festa espalhados pelos diversos municípios receberam um número expressivo de pessoas para se divertir. Em função disso tivemos muito trabalho  nestes dias. Nossas últimas atividades no segmento foram:

24/06 - Mangue Seco
Vinte e dois turistas CVC nos deram o prazer de acompanhá-los até o paraíso de Mangue Seco numa deliciosa manhã de sol.
No retorno a Aracaju por volta das dezessete horas e meia muitos elogios à atuação do guia, o que agradecemos.
25/06 - City Tour.
O dia de nosso aniversário não foi de folga. Mas um belo dia de sol e acompanhamos, atendendo à agência, um grupo de turistas pelas belas ruas da nossa capital para mais um city tour. Presentes e cumprimentos diversos nesse dia. Obrigado pelo carinho.

26/06 - City tour
A manhã de domingo começou nublada e chuvosa. Quando chegamos ao hotel Amado no centro da cidade o grupo de baianos que veio nos prestigiar nos festejos juninos se preparava para deixar o hotel e, antes de partir contrataram os serviços desse guia para mais um city tour. A preocupação deles era circular pela cidade debaixo de chuva. Nós os informamos que a chuva era passageira e que logo o sol voltaria, o que efetivamente aconteceu por volta das nove horas. Ao chegarmos ao Teleférico no Parque da Cidade o astro rei já brilhava. Após o almoço e felizes por terem vindos, nos despedimos de nossos amigos baianos que retornaram imediatamente para casa. Afinal, segunda feira é dia de labuta.
27/06 - City Tour
Na segunda feira acordamos tarde, por volta das oito e meia da manhã e, acreditávamos teríamos um dia folga. No entanto o toque do telefone nos levou de volta ao trabalho. Dessa vez, e pela primeira vez, tivemos um trabalho exclusivo. Um senhor que não queria se utilizar dos serviços de uma agência nos contratou para lhe apresentar os principais pontos turísticos da cidade. Lá fomos nós então para fazer o que mais gostamos - apresentar a bela Aracaju para quem nos visita.
29/06 - City Tour
Mais um city tour para a agência nesta quarta feira dia de São Pedro. Dessa vez com dez turistas.

terça-feira, 21 de junho de 2011

A pedra cor de rosa do amor

149.150
Nos dias dezoito e dezenove nos foi designado pela operadora CVC o city tour.
Um grande número de turistas nos acompanhou nesses dois dias e uma delas mereceu atenção especial deste guia. Era uma senhorinha na faixa dos cinquenta anos que, nos chamou no cantinho durante uma parada e nos perguntou sobre uma determinada pedra cor de rosa que ela vira numa de nossas paradas num dos hoteis para pegar hóspedes.  Disse-nos que a tal pedra era rara em sua região e que a muito tempo a procurava, por ser essa a pedra do amor, e quem a possuisse teria mais facilidades em encontrar o grande amor da sua vida. Disse-nos também que, para que se concretizasse esse encontro ela teria que receber a pedra de alguém. Que ela não deveria ser comprada mas, surrupiada discretamente do tal jardim. Este guia foi então designado para o tal surrupio, o que fizemos um tanto quanto constrangidos - mas, o que não fazemos por nossos clientes.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O movimento aumenta

145.146.147.148

As festas juninas começaram em Sergipe e os turistas de todos os cantos vem junto, para dançar forró, baião e xaxado; para comer milho, bolo de puba, Beiju de Tapioca e mungunzá. Para se divertir com a maior das festas sergipanas. Festa que o povo desta terra celebra como ninguém.
E este movimento já começa a refletir no nosso trabalho. De doze último até hoje realizamos quatro trabalhos. A saber: city tours nos dias doze e treze; Xingó ontem e Pirambú hoje.
Acreditamos que até o final do mês tenhamos muito o que viajar.
Nesta noite, uma folga, para ver como vai funcionar o Forrocajú.
Vamos ?

terça-feira, 14 de junho de 2011

A experiência do congresso de Guias de Turismo

A experiência de receber em Aracaju guias de turismo vindos de todos os estados do país além do Distrito Federal foi algo especial para nós. Guiar os guias num city tour e numa longa viagem para Canindé do São Francisco nos trouxe imensa satisfação e mais do que isso, ajudou-nos, através das conversas que tivemos com colegas mais experientes, a dar um rápido 'upgrade' na nossa curta carreira no turismo.
Ao final do nosso trabalho recebemos muitos positivos feedbacks de nossos colegas o que nos deixou envaidecido e muito feliz pela receptividade deles à nossa atuação.
Nossos mais profundos agradecimentos a todos por terem vindo, por terem nos permitido apresentar o nosso belo estado para aqueles que fazem as 'honras da casa' para o turista país afora.
Continuamos por aqui á disposição, para receber em Sergipe o retorno de todos, dessa vez trazendo seus turistas.

Dose dupla

142.143
O dia oito último foi bastante movimentado para este guia. Logo cedo, convocados com antecedência, fomos recepcionar os colegas guias de turismo vindos de todo o país para o Congresso anual da categoria em Sergipe e, levá-los para um city tour por Aracaju.
Mais tarde, por volta das treze horas, já  nos encaminhávamos para o aeroporto Santa Maria, desta vez para receber um grupo de  estudantes alagoanos, capitaneados pelo professor Adriano Jambo do Colégio Jambo numa visita cultural a Sergipe.  O grupo de meninas e meninos muito animados ajudaram a esse guia a buscar a energia que já começava a faltar no final da tarde para concluir com eficiência esse dia muito movimentado e bem produtivo.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Magistrados em Xingó

140
Eles eram quase todos juízes e vieram de todos os estados da região nordeste para participar de mais um campeonato de futebol master patrocinado pela Associação dos Magistrados do Brasil. Campeonato que este ano acontece no município de Canindé do São Francisco.
Minha missão foi recepcioná-los no aeroporto e levá-los pelos mais de 200 quilometros da Rota do Sertão até o municipio de Canindé do São Francisco.
Nossa viagem transcorreu de forma muito tranquila e nossos visitantes ansiosos para chegar. Haveria ainda na noite de ontem, algumas partidas pelo campeonato e os atletas não viam  a hora de vestir seus uniformes e pisarem o gramado do Andresão - estadio de futebol de Canindé.