sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Susto na quinta, tranquilidade na sexta (109.110)

O city tour da quinta feira,27, começaria às nove horas. Por volta de oito e quarenta e cinco, saímos com a van da agência para buscar os turistas. Após alguns minutos em movimento fomos surpreendidos por um motorista desavisado que cruzou o nosso caminho sem prestar atenção â rua preferencial, provocando um pequeno acidente com ferimentos leves em dois dos ocupantes do outro veículo. Nós tivemos apenas um pouco de susto e uma leve pancada na canela. Rapidamente contactamos a agência que prontamente nos enviou outro veículo e com pequeno atraso finalmente começamos o nosso trabalho do dia. Ossos do ofício.
Nesta sexta feira, novamente convocados pela agência, fomos para mais um city tour. Dessa vez com quatorze pessoas vindas de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Trabalho que transcorreu na mais perfeita ordem, com nossos visitantes, mais uma vez, maravilhados com a nossa bela cidade.
Essa tem sido a semana dos citys tours.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mais city tour (108)

Depois de dois dias de folga voltamos a atender a solicitação de uma agência e levamos quatro simpáticas senhoras de Pernambuco para mais um city tour pela bela Aracaju. Para terminar, sugerimos e elas concordaram, almoço no Restaurante Caçarola, no mercado Antônio Franco.
Boa comida. Excelente atendimento e turistas satisfeitas.

Durante o précaju (106.107)

O precaju enche a cidade de turistas mas, para os guias de turismo isso não faz muita diferença. Quem vem para a folia quer pular atrás do trio elétrico e dormir, portanto muda pouco o movimento para nós. Mas, na manhã desse sábado um city tour com 10 turistas.
Á tarde, atendendo a uma solicitação do SINGTUR, prestamos serviço de guiamento voluntário para estudantes universitários que participam do Projeto Rondon em Sergipe. Com um ônibus lotado de meninos e meninas vindos dos quatro cantos do país fomos para mais um city tour.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dias movimentados (99. 100.101.102.103.104.105)

Na terça,11, city tour com uma simpática família de argentinos, convocado por uma agência com a qual ainda não tinhamos trabalhado.
Na quinta,13, mais um city tour, dessa vez com um grupo de pessoas especiais vindas da cidade de Rio Formoso no litoral sul de Pernambuco.
Na sexta,14, levamos esse mesmo grupo para conhecer as praias do litoral sul de Aracaju. Eles curtiram a praia do Robalo, nas imediações do clube AABB.
Sábado, 15, foi dia de visitar o paraíso de Mangue Seco na divisa de Sergipe com a Bahia. Nossos visitantes ficaram maravilhados com a beleza do lugar.
Domingo, 16, outro grupo, desta vez oriundo da capital de todos os baianos - Salvador, que veio curtir as praias sergipanas.
Terça, 18, novamente convocado por agência fizemos mais um trabalho nas cidades históricas - São Cristóvão e Laranjeiras com um grupo de professores paulistas (foto).
Quarta, 19, mangue Seco atendendo ao receptivo CVC em Aracaju.
Ufa !!!!!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Carta aos colegas.

Encaminhei aos colegas guias de turismo via email a carta q publico abaixo:


Colegas
Sabemos que o turismo no Brasil está em franco desenvolvimento. Eventos internacionais de porte trazem para o nosso país a necessidade de nos organizarmos  e, principalmente nos profissionalizarmos para fazermos frente aos grandes desafios que nos aguardam.
Em termos locais a situação não é diferente. Sergipe, inserido no contexto nacional do turismo, tem, também, o mesmo desafio da nação.
Nos últimos anos a nossa rede hoteleira se expandiu; nossos destinos turísticos estão muito mais visíveis para os brasileiros, que, como sabemos, avaliam de forma muito positiva o que temos a lhes oferecer em termos de lazer, etc.
Mais mão de obra vai se inserindo no segmento para fazer frente a esse aumento da demanda de turistas para o nosso estado. No nosso nicho não é diferente, as escolas formadoras de guias (IFS e Senac) estão injetando anualmente sangue jovem que vem se somar aqueles que militam a algum tempo. Entendo que esses jovens estão dispostos a participar desse projeto de crescimento e afirmação do turismo sergipano.
Temos nesse cenário uma oportunidade ímpar de fortalecimento da categoria. A idéia é, discutir em reuniões futuras, estratégias para que essa aglutinação se concretize em breve. Teremos em meados desse ano um evento de suma importância para o trade no geral e para os guias em particular, que é o Congresso Nacional de Guias de Turismo em nossa capital
Vamos pensar com carinho na possibilidade de,: além de atrair novos profissionais para a entidade que congregamos, buscar também, os profissionais antigos que não participam para que eles se juntem a nós, em torno de nossa diretoria para que possamos oferecer aos guias que nos visitarão em junho um evento de qualidade e para que possamos participar desse novo momento do turismo no Brasil e em Sergipe como uma categoria respeitada em busca de equilíbrio e de boas parcerias com todos os que compõe esse segmento cada dia mais importante da economia nacional que é o turismo.

Mais um city tour (98)

Por volta das 9 horas da manhã desssa segunda feira fomos convocados por uma agência da cidade para mais um city tour. Dessa vez o trabalho se estendeu até à tarde, uma exigência da agência, que além do city tour leva seus turistas para a barraca Parati no litoral sul. Ao final do trabalho todos os guiandos consideraram como ótimo o trabalho deste guia.
Agradecemos a todos a gentiliza e o prazer de poder mais uma vez apresentar a bela Aracaju àqueles que nos visitam.

sábado, 8 de janeiro de 2011

De 3 para 8 (98)

Nesta sexta feira fui convocado para um city tour exclusivo. Seriam 3 pessoas que me esperavam no hotel Ibis. Ao chegar me deparei com um grupo de 8 pernambucanos que precisavam dos meus serviços para conhecer a nossa capital.
Em dois carros partimos para os pontos turisticos de Aracaju e por volta das 15 horas devolvi o grupo ao seu hotel.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Primeiro dia do ano, primeiro trabalho. (97)

Começamos janeiro com o pé direito. O grupo de dona Rosalva,de Salvador, Bahia, que anualmente vem a Aracaju, nos convocou para acompanhá-los por um city tour numa Aracaju em ritmo de feriado nesse primeiro dia do ano.
Com os mercados municipais fechados fomos diretamente para o Parque da Cidade onde os nossos visitantes se deleitaram com o delicioso passeio de teleférico e com a bela vista de parte da cidade, do alto do morro do urubu.
Após o almoço nossos simpáticos visitantes foram para o hotel descansar do reveilon da noite anterior.
É o novo ano que começa muito bem obrigado para o turismo sergipano. Oxalá seja assim pelo resto de 2011.