quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Canindé, Garanhuns e Chapada Diamantina

Em reunião com as turmas de Agenciamento e guiamento 4° módulo e Guias de turismo 3°, o professor Ártemis Barreto definiu as visitas técnicas, que serão feitas em conjunto, nesse último semestre das duas turmas.
Em votação foram escolhidos um destino regional - Canindé do São Francisco e dois nacionais - Garanhuns (PE) e Chapada Diamantina (BA). Falta definir datas, a quantidade de dias e os custos dessas viagens.
Parece que finalmente vamos ter o que precisamos para completar a nossa formação.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Começando para terminar

Enfim chegamos ao quarto e último módulo do curso. O Instituto anunciou reinício de aulas para essa quinta feira, 18. Na verdade o primeiro dia de aula tem a finalidade principal de apresentar os novos alunos à escola e nada muito alem disso.

Estive na escola com a intenção de saber como a programação de aulas estava e se todas as matérias estavam com professores contemplados. Aparentemente começamos com todos os professores devidamente alocados sem grandes problemas. O que chamou a atenção e me levou a questionar a coordenação do curso foi a falta da matéria Manifestação da Cultura Popular, não concluida no semestre passado e que se tornou fundamental para o fechamento do módulo guiamento regional.



A programação do módulo Guiamento Nacional ficou assim definida:

Segunda feira
Liderança e postura - Prof. Célia Limeira - das 19 às 20:30h - sala 2s.
Operacionalização de Ações Administrativas. - Prof Lilian Mesquita - das 20:30h às 21:15h - sala 3s.
Projeto Integrador - Prof. Jaime - das 21:15h às 22:45h - sala 3s.



Terça Feira

Teoria e Tecnica de Guiamento Nacional - Prof. Ártemis Barreto - das 20:30 às 22:45h - sala 2s.



Quarta Feira

Caracterização da História da Am do Sul - Prof. Ricardo - das 19 às 20:30h - sala 2s.

Prática de Laboratório - Prof. Jaime - das 20:30h às 22:45h - sala 3s.



Quinta Feira

Prática de Guiamento Nacional - Prof. Ártemis - das 14:50h às 16:50h - sala 101.

Operacionalização de Ações Administrativas - Profa.Lilian Mesquita - das 19 às 19:45h - sala 2s

Eventos Turisticos - Profa. Adryanna Siqueira - das 19:45h às 21:15h - sala 2s

Elaboração e Operacionalização de Roteiros - Profa. Adryanna Siqueira - das 21:15h às 22:45h - sala 2s



Sexta Feira

Pratica de Guiamento Nacional - Prof. Ártemis Barreto - das 14:50 às 16:50h -sala 101

Caracterização Geográfica da América do sul - Prof. Alessandra Magda - das 19 às ..... sala 2s

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Acabando a folia (33)


A agitação da folia começa a arrefecer. A alta estação esta chegando ao fim. Nessa tarde de terça mais um trabalho no estuário do rio Sergipe. Desta vez com 20 pessoas. Os destaques foram um bebe de apenas 5 meses - uma linda e rechonchuda menininha - e uma senhora de mais de 80 anos viajando sozinha e que me proporcionou alguns dos papos mais agradáveis no guiamento este ano.
Ao final,aplausos como reconhecimento pelo trabalho bem feito. É isso o que mais gratifica a gente.
Obrigado pessoal !!!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A alta estação ferve (29 -30- 31-32)

O verão continua quente e movimentado. O número de turistas na cidade nas últimas semanas parece ter aumentado muito, principalmente de baianos. Os trabalhos vão surgindo. Um city tour, o primeiro tendo como parceiro meu amigo motorista Roberto. Na sequência, dois estuários do rio Sergipe e, no dia seguinte, estuário de novo pela tarde.
A estação de férias se aproxima do final. Já na próxima quinta, 18, retornamos às aulas para o derradeiro módulo do curso. Ando ansioso para que o curso termine logo e finalmente possa estar livre para voar pelos quatro cantos do país acompanhando aqueles que tem interesse em conhecer mais as belezas dessa terra bendita chamada Brasil.
Agora falta pouco.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Tarde agradável no estuário (28)



A tarde dessa segunda feira estava propicia ao passeio pelo estuário do rio Sergipe. O céu azul com poucas nuvens e uma brisa gostosa que soprava do oceano prenunciavam uma bela tarde para a contemplação.
Uma simpática familia paulista de Santo André (foto), composta de oito pessoas nos deu o prazer de guia-los pelas águas, então mansas do nosso único rio, dos principais da nossa bacia hidrográfica, genuinamente sergipano.
A convocação dessa vez veio mais cedo, portanto sem necessidade de correria, cheguei ao cais por volta das 13:40 hs dessa tarde. Nossos passageiros chegaram logo em seguida e, como não havia outros, zarpamos em poucos minutos.
Nosso trabalho, mais uma vez, transcorreu na mais perfeita ordem. A chuva, que de novo ameaçou, não caiu, para coroar de pleno êxito esse que foi um dos mais tranquilos passeios estuarino da temporada.
Obrigado aos nossos visitantes por me proporcionarem mais uma tarde agradável no meu trabalho predileto em Aracaju.