segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Correndo para não perder o pique (27)

Já passava das 13 horas e trinta e cinco minutos quando tocou o celular. Do outro lado a agência me convocava para mais um city tour. O tempo era muito curto para chegar até a agência a tempo de iniciar o trabalho na hora marcada, como normalmente acontece nesse tipo de evento à tarde. Negociando com a agência, combinamos encontrar o grupo no meio do caminho para o centro. Correria para me preparar mas, pontualmente as catorze horas estava a postos, à espera dos meus guiandos. Eram seis adultos e três crianças, todos, coincidentemente, oriundos de minha cidade natal o que de certa forma facilitou a nossa integração.
O city tour transcorreu de forma tranquila e sossegada apenas com uma pequena alteração,quando precisamos trocar de van na saída dos mercados municipais.
Ao final todos satisfeitos e mais uma missão cumprida.

PERSONAGEM
Desde que comecei o trabalho de guiamento jamais fiquei tão incomodado com o comportamento de um turista quanto hoje.
Um senhor que fazia parte desse grupo, se comportou de forma totalmente diferente de todas as pessoas que tenho convivido nesse inicio de trabalho.
Sou muito sensível a comportamentos e presto bastante atenção a cada detalhe vindo das pessoas com quem me relaciono nos guiamentos. Entretanto, nosso personagem não esboçava nenhum tipo de reação às minhas falas nem ao que acontecia à sua volta. Se comportava como um andróide ou um boneco de cêra, totalmente alheio a tudo e a todos. Num determinado momento me questionou sobre um tipo de bebida consumida na região cujo nome e uso eu desconhecia. Como é de praxe, no tempo livre que tive fui pesquisar e trouxe-lhe o mais rapidamente possível a resposta que ele queria. Entretanto, a sua postura manteve-se inalterada. Devo confessar que esse alheiamento me incomodou um pouco, mas a gente vai aprendendo a lidar com esse tipo de coisa.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O mais divertido city tour da semana (26)

Dona Bete deu o tom do city tour nessa tarde de terça feira. Muito simpática, bastante falante, foi logo conquistando a todos no nosso transporte.Eventualmente até deu um pouco mais de trabalho a esse guia, uma vez que não tinha o tempo para calar e ouvir, o que dificultou um pouco a nossa explanação, nada que atrapalhasse de forma efetiva o nosso guiamento. Além dela, mais 10 pessoas nos acompanharam nesse que foi um dos mais animados tours pelas ruas de ara. Ela foi a personagem de destaque do dia.
Alguns pequenos contratempos em função de um ou outro improviso não tiraram o brilho do nosso trabalho. Graças a Deus, ao cair da tarde as pessoas estavam satisfeitas com o que viram e agradecidas ao guia e ao motorista pela tarde agradabilissíma.
A chuva que durante todo o tempo prometia despencar, não veio.
Essa alta estação nao está tão movimentada quanto a anterior mas, os trabalhos vão surgindo e a gente aproveitando a oportunidade para ir adquirindo mais experiência.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

De volta ao estuário (25)

Trabalhar no estuário do rio Sergipe é para mim um enorme prazer e, esse ano ainda não tinha tido essa oportunidade. Nessa segunda feira finalmente retornei o guiamento no catamarã Parnamirim.

Valeu !!!!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

City tour invertido (24)





Mais uma convocação para o city tour nessa quarta feira, 13, e dessa vez começando pelo meio. Como alguns dos nossos visitantes estavam hospedados no resort Starfish, começamos o nosso passeio pelo alto da colina do Santo Antonio. Nove pessoas (foto acima) estiveram sob a nossa responsabilidade para mais um tour por nossa bela cidade.
Ao final, cumprimentos e agradecimentos a todos pela visita e convite para retornarem em breve.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Recomeçando (23)



Diferente do ano anterior, a convocação para o trabalho de guiamento só surgiu no final de semana. Neste sábado,09 fui novamente convocado para o que mais gosto de fazer - mostrar as belezas de Aracaju (Sergipe) para as pessoas que nos agraciam com sua visita.

Sete simpáticas pessoas, 6 adultas e uma bela menina amazonense, acompanhada de seus avós, me foram confiadas para um city tour pelas ruas calmas da cidade.

Apesar da inexperiência do nosso motorista, que estreava no serviço de transporte de turistas com sua van ainda cheirando a tinta, o passeio transcorreu em perfeita ordem e , tenho certeza que os nossos visitantes gostaram do que viram em nossa bela cidade.

No alto da colina do Santo Antonio, solicitei, e eles prontamente me permitiram gravar em imagem esse nosso primeiro evento do ano (foto acima). Torço para que nesse ano que se inicia muitos outros turistas possam nos visitar e que eu tenha o prazer sempre renovado de guia-los pelos quatro cantos de Sergipe

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Terminou o terceiro módulo?

A resposta, infelizmente, é NÃO !!!

Concluido o terceiro módulo, estariamos aptos a requerer junto à instituição o certificado de conclusão do módulo guiamento regional, o que nos permitiria já a partir do próximo mês solicitar o credenciamento junto ao Ministério do Turismo para iniciarmos nossos trabalhos oficialmente como guias, ainda regionais, mas oficialmente guias. Infelizmente a escola, para variar, não conseguiu nos oferecer todas as matérias necessárias a essa conclusão, a saber: a matéria Teoria e Técnica de Guiamento não foi encerrada em virtude de não termos tido as visitas técnicas necessárias para o fechamento das horas previstas. O professor de Manifestação da Cultura Popular, depois de aparecer em sala de aula por 3 vezes, desapareceu, e só se soube dele em finais de outubro, quando nos foi informado que ele estaria em licença médica mas, retornaria no final de novembro, o que acabou não acontecendo. A matéria Inglês III que, apesar de contemplada no horário que nos foi fornecido no início do módulo não foi concluida pela professora, que só conseguiu concluir o Inglês II.
Resultado: O terceiro módulo somente deverá ser encerrado no próximo semestre que se inicia em março deste. Vamos ver o que nos espera no quarto e último módulo desse curso tão conturbado.