segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Visita técnica III - Laranjeiras

Neste sábado, 21 fomos convocados para mais uma das visitas técnicas que contemplam esse terceiro módulo na matéria Teoria e técnicas de guiamento. O prof Ártemis, dessa vez, nos levou ao municipio de Laranjeiras, uma das mais importantes cidades históricas do estado.
Infelizmente a maior parte da turma não compareceu, apenas cinco, dos mais de vinte alunos se fizeram presentes em Laranjeiras.
O nosso trabalho iniciou-se por volta das 14:35 h., ao chegarmos a rodoviária da cidade. Na sequência dirigimo-nos para os museus Afro Brasileiro e de Artes sacras.
Uma passagem pelos trapiches, recentemente revitalizados pelo governo federal em parceria com a UFS, que implantou na cidade um campus para as carreiras de: Museologia, teatro, dança e arqueologia.
Explanou o professor aspectos históricos da cidade e nos apresentou as igrejas do Sagrado Coração de Jesus, Bom Jesus dos Navegantes e Senhor do Bomfim. Essas duas últimas ficam em elevações. Na sequência fomos apresentados à ponte nova e à igreja de Nossa Senhora dos Pardos.
Destacou-se os estilos arquitetônicos utilizados nas diversas construções da cidade e por fim nos apresentou o marco inicial da cidade, quando enfim encerramos nossa v.t.
Por volta das 18:30h retornamos a Aracaju.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Evento importante no Instituto

Nesta quinta feira, as dezenove horas, vamos receber no instituto a visita da presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Aracaju - Irma Karla, para uma palestra sobre o sindicato sua importância e suas ações. Propomos esse encontro à propria presidente, que prontamente se colocou à disposição dos futuros guias do IFS e, contamos com a prestimosa colaboração do nosso coordenador - prof. Amâncio, que desde o primeiro momento encampou a ideia e envidou esforços no sentido de que o evento seja um sucesso.

Esperamos com esse encontro que a categoria possa se organizar, já a partir da sua formação técnica e possamos fortalecer o sindicato em torno de sua direção para fazermos frente aos desafios que o turismo em crescimento em Sergipe e no Brasil vão nos impor muito em breve.