quinta-feira, 15 de outubro de 2009

E as visitas técnicas ?

Este módulo do curso contempla a matéria Teoria e Técnica de Guiamento, fundamental para a formação daqueles que se propõe a serem guias de turismo. A matéria tem a duração de 160 horas, divididas entre 60 horas de teoria, em sala de aula, e 100 horas para visitas técnicas. Para nossa surpresa e desalento,fomos comunicados que a diretoria da escola não liberou visitas técnicas para a turma.

Como não ?????

Espantados, fomos comunicados pelo coordenador do curso que em virtude de outros compromissos já agendados, a TURMA QUE FORMARÁ GUIAS DE TURISMO não terá à sua disposição o transporte para as visitas necessárias ao complemento deste módulo.

Esses outros 'compromissos agendados' seriam de viagens para servidores da escola em atividades fora do Estado de Sergipe.

Fica a pergunta: Os ônibus da escola estão à serviço dos alunos ou prioritáriamente dos servidores?

Em que condições a instituição pretende formar profissionais do turismo se não oferece a eles as ferramentas minimamente necessárias para sua atuação?



Dentre os muitos problemas que temos vividos com o curso de turismo no Instituto Federal, este me pareceu o mais absurdo de todos.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Feira das Américas

Patrocinada pela ABAV - Associação Brasileira das Agências de Viagem, a Feira das Américas acontecerá nesse mês de outubro entre 21 e 23. Estarei por lá participando de alguns seminários, que serão de muita valia para o meu aprendizado no segmento guiamento.

Os seminários que participarei serão os seguintes:

Dia 22 – quinta feira – Responsabilidade Civil nas relações de consumo.
Dia 23 – sexta feira – Tecnologia - O avanço dos negócios no ambiente digital. Posso competir?
Dia 23 – sexta feira – Gestão de Pessoas e a Valorização profissional. Como potencializar a capacidade da Equipe nas Agências de Turismo?

Me aguarde Rio, estou chegando !!!!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Novas descobertas

Para sair do discurso monocórdio de reclamações contra a escola venho dessa vez falar sobre coisa boa. Na última semana comecei um novo trabalho no turismo - o estágio em uma agência de viagens.
A ZEZETOUR é uma agência com proposta de atender o segmento da terceira idade e, convocado que fui pela proprietária para desenvolver um trabalho junto a esse mercado, estarei por algum tempo como colaborador, tentando trazer um pouco da minha experiência profissional desenvolvida ao longo dos anos.