quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Cinzas

Os turistas vão retornando aos seus lugares de origem e a cidade vai voltando ao normal. Com o fim do reinado de momo e com alta estação também indo embora e mesmo antes de conhecermos as estatísticas do período,já dá para afirmar que esse foi o melhor dos verões para o turismo em terras de Sergipe d'El Rey. Hoteis e pousadas lotados; turistas de última hora, ficando sem lugar para se hospedar caracterizaram esses últimos dias em Aracaju.

O trade certamente vai comemorar os resultados obtidos e avaliar onde se pode melhorar para o que vem por ai. Nessa terça feira, em plantão no posto de informações turísticas da orla da praia de Atalaia, pude observar o quão movimentado esteve a nossa bela Aracaju.

Na segunda, retornamos as aulas e a vida segue.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Os sem reserva e 'seu' Luis.

O domingo foi bastante movimentado no posto de informações turísticas da orla. Muita gente querendo saber coisas, principalmente sobre lugares para conhecer na cidade e, de pessoas que chegavam desesperadas por não conseguir encontrar vaga nos hoteis e pousadas de Aracaju- realmente muito dificil. Alguns retornaram e me confidenciaram que só conseguiram vaga em 'moteis' altas horas da madrugada e outros que dormiram nos próprios carros e até nas areias da praia. Temos claramente um déficit de quartos em hoteis e pousadas na cidade que, muito provavelmente se repetirá nas festas de junho, a não ser que muitos novos empreendimentos sejam inaugurados na cidade em poucos meses.
Recebi também a visita de 'seu' Luis, um simpático portugues da cidade do Porto que visita Aracaju a pelo menos 4 anos, todos os anos, e, segundo ele, voltará no próximo. Muito culto, demonstrou-se um profundo conhecedor de história geral e até da história de Sergipe. Como eu também sou um amante de história, o nosso papo se estendeu por algum tempo até que nosso visitante se despediu e foi curtir as belezas de Aracaju.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Convocação antecipada

Em reunião com o staff da EMSETUR, foi-nos comunicado que o nosso trabalho nos postos de atendimento ao turista se iniciaria a partir do dia primeiro de março. No entanto, essa convocação foi antecipada para os dias de carnaval. A partir de hojé e até a terça feira 'gorda' estarei de plantão no posto de informações turísticas na orla da Atalaia, no horário de 12 às 18 hs.
Nesse primeiro dia tomei noção do que temos a oferecer de informações àqueles que nos procuram e constatei algumas deficiências nesse tipo de atendimento. As instalações estão precárias, com luzes que não se acendem e com o mobiliário um tanto quanto deficiente. O posto funciona apenas até as 18 horas, deixando o turista sem informação à noite. Quero crer que essa administração atual esteja providenciando melhoras para esse e outros espaços de informação que entendo serem de fundamental importância para o desenvolvimento do turismo em nossa linda cidade.
Aracaju merece, e os turistas que nos dão o prazer de suas visitas também.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Começo confuso

O retorno às aulas, com uma nova denominação da instituição, que agora tem o pomposo nome de INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE não foi dos mais felizes. No primeiro dia de aulas, na segunda feira, 16, as coisas pareciam seguir um curso de normalidade. Apenas parecia, porque na terça, 17, em reunião com a coordenadora do curso de turismo fomos informados que a professora responsável por duas das máterias desse módulo estava temporáriamente afastada das aulas e, o pior, ainda não havia professor definido para algumas das matérias desse módulo. Das nove matérias que comporão esse período, apenas os professores de espanhol Fred, nosso velho conhecido, o de matemática, chegando agora, e a própria coordenadora que nos lecionará marketing no turismo estavam já definidos. Além, é claro, de Adryanna Barreto, a professora de licença. Portanto, nessa semana que antecede o carnaval apenas uma aula, com a professora Cristiane. O restante, só após a folia.
Bom carnaval para todos !! Eu vou para o plantão da EMSETUR.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

As matérias deste módulo e os horarios das aulas

Nesse módulo que será voltado totalmente para agenciamento o nosso horário de aulas ficou definido da seguinte maneira:

Segunda feira
19 a 20:30 - Espanhol II (30 hs)
20:30 a 22:45 - Matemática e estatística aplicada a agências. (30 hs)

Terça feira
19:45 a 21:15 - Tecnologia aplicada a Equipamentos (30 hs)
21:15 a 22:45 - Gestão de qualidade. (30 hs)

Quarta feira
19 a 20:30 - Agenciamento e operações (30 hs)
20:30 a 22:45 - Ingles II (30 hs)

Quinta feira
19:00 a 20:30 - Teoria e Técnica de Atendimento em agência. (30 hs)
20:30 a 21:15 - Pesquisa Aplicada II (10 hs)
21:15 a 22:45 - Promoção e marketing turistico aplicado a Agências. (30hs)

Sexta feira
19:00 a 20:30 - Operacionalizaçao de transportes turísticos. (30hs)

Estágio curricular (64 hs)
Carga horária total do módulo - 330 horas.

Recomeço

Nessa segunda retomamos as nossas atividades escolares com algumas novidades. Ná reapresentação fomos comunicados pela direção da instituição que o CEFET tem uma nova denominação, agora somos o INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE. Mais do que apenas a denominação, a escola agora tem status de ensino superior,agregando algumas alterações em sua estrutura técnico pedagógica. Pudemos verificar algumas pequenas reformas na estrutura física nos nossos prédios e, a promessa da direção de algumas outras melhorias para o corpo discente. Vamos observar com mais carinho mais adiante.
Em relação à nossa coordenadoria de Turismo, em reunião com nossa coordenadora, fomos informados que Cristiane deixará em breve a coordenação do curso o que nos trará, novamente, mudanças importantes durante o semestre.Temos também novas pedagogas na nossa coordenação - Margarida, que foi apresentada às turmas nessa reunião e uma outra que não estava presente. Mais adiante, já em sala de aula, fui surpreendido pelo nosso professor de Espanhol que reclamou da postura de alguns colegas que o teriam interpelado por telefone em função de notas baixas e provas de recuperação. Não tenho detalhes desse embróglio mas, em breve conversarei com nosso professor para esclarecer esses fatos e, como representante de turma tomar ciência exata do que aconteceu. Lamentável.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Estágio EMSETUR

Depois de um longo processo de seleção, finalmente saiu o resultado dos escolhidos para a prestação de serviço no atendimento aos turistas que nos visitam. Fui um dos 12 escolhidos para essa missão de receber e orientar aqueles que vem visitar nosso estado. É uma nova experiência no segmento. Estou me preparando para oferecer o melhor em informação à todos aqueles que escolheram Aracaju - Sergipe para visitar.
Sejam todos muito bem vindos e, podem contar comigo em um dos postos de atendimento ao turista da cidade.

Entrando por fevereiro(22)

Em fevereiro, em virtude do reinício das aulas na maioria das cidades do país, o movimento de famílias se reduz drasticamente no destino Sergipe. São as aulas que retornam. Entretanto, na quinta feira, 5, fui convocado, mais uma vez,para acompanhar um grupo de turistas pelo estuário do rio sergipe.
Agora é aguardar o movimento do carnaval.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Quinta e sábado (20.21)

Na semana que passou o movimento no turismo começou a declinar por aqui. O principal motivo é o reinício das aulas em várias cidades o que tem levado de volta para casa as famílias. Mas, ainda assim, trabalhei no estuário na quinta,29 e no sabado,31, fechando o mes de janeiro.
O carnaval vem ai, Aracaju vai de novo receber um monte de gente, e, espero poder continuar fazendo o que mais gosto.