quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Encerrando o primeiro módulo

Na segunda feira,22 tivemos nossa última "aula" do semestre. Convocados que fomos pela professora Adryana Barreto, comparecemos à sala de aula para juntos de uma das turmas de SH (Serviços hoteleiros) terminarmos o período.
Iniciado em meados de agosto, esse primeiro período do curso nos colocou em contato com o formato que seguiremos até o final em junho de 2010, quando concluiremos o módulo IV.
A avaliação desse módulo nos leva a questionar alguns aspectos que nos foram oferecidos, por exemplo: O horário determinado pela instituição gera alguns problemas, ou seja, o último horário deveria se encerrar às 22:45 hs, o que nesse período jamais ocorreu. Os professores sabem que muitos alunos residem fora da capital e necessitam do transporte oferecido pelas prefeituras do interior para se deslocarem de volta para seus municípios. A grande maioria das escolas da cidade libera seus alunos por volta das 22 hs o que obriga aqueles que estudam no Cefet a se ausentar das aulas antes do seu término, essa situação acaba gerando alguns pequenos atritos. Não há intervalos entre as aulas o que obriga os estudantes que vem direto do trabalho a correr, para por exemplo, comprar um lanche na cantina, que por sua vez não funciona após as 20:30hs.
A mudança na direção do curso de hospitalidade e Lazer provocou também alguns desacertos. Não se entende como uma modificação tão importante na direção de um curso se processe no meio do período.
Entre os professores percebe-se claramente que alguns são extremamente dedicados, enquanto outros não cumprem o que se espera deles. Não ficou muito claro para nós que os professores sigam planos de aula previamente definidos. O principal exemplo foi a matéria Inglês Aplicado ao Turismo que, começou com um professor, que logo após quatro ou cinco aulas se afastou, tendo sido substituido por um segundo, que ministrou apenas uma aula. Na sequência uma terceira professora assumiu a turma e só conseguiu "achar" o caminho quando já estavamos a terminar o período.

sábado, 20 de dezembro de 2008

O projeto de pesquisa

Na matéria Pesquisa Aplicada fomos convocados pela profa. Adryanna Barreto, logo no início do curso para desenvolver um trabalho de investigação sobre os principais municípios turísticos de Sergipe. Em duplas, definidas pela professora, toda a turma foi envolvida na produção do trabalho.
Foram quatro meses com a preparação para o evento que deveria ser apresentado agora no final do período. Isso mesmo, deveria, porque alguns percalços nos tiraram a oportunidade de expor as nossas 'descobertas' em forma de projeto de pesquisa.

Na primeira data marcada para as apresentações um problema pessoal envolvendo a professora Adryanna, privou a maioria das duplas de fazer sua apresentação. Apenas tres grupos Itabaiana, São Cristovão e Canindé do São Francisco apresentaram-se, os demais foram deixados para a última sexta feira, 19.

No dia marcado deveriamos chegar à escola às 16 horas e, estavamos lá conforme combinado. Dai, um desacerto com os responsáveis pelo gerenciamento dos auditórios nos colocou no mesmo horario de um outro evento o que nos desviou para outro auditório. A ausência do responsável pelo setor, que se ausentou da escola com a chave da sala, não nos permitiu, novamente, encerrar as nossas apresentações, o que foi transferido para o próximo semestre.
Esperamos que tenhamos menos contratempos como esses no próximo semestre.

O Conselho de Classe

A reunião para o conselho de classe foi marcada pela Coordenação de Hospitalidade e Lazer, pela pedagoga Ilda, para as 18 horas do dia 18 último. Nessa mesma noite, as dezenove o prof. Carlos Cunha de geografia marcou a nossa avaliação final o que acabou inviabilizando a nossa participação. Não houve interesse da turma em questionar o curso ou a instituição apesar das diversas convocações feitas a eles.
Quem sabe na próxima a garotada resolva participar.