segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Por onde andará?

Por onde andará a nossa nova coordenadora que até a presente data não se apresentou para a turma Agenciamento e Guiamento - mod. I ?

C O N V I T E

A turma de Agenciamento e Guiamento Primeiro módulo noturno do CEFET/SE convida a todos os alunos dos cursos de turismo da instituição para prestigiarem o Seminário, patrocinado e supervisionado pela Profa. Nara , que acontecerá nas dependências da escola no dia 16 de outubro próximo, na sala 40 E,a partir das 19hs., intitulado:

PROPAGAÇÃO DOS CURSOS E PERFIL DOS ALUNOS DE TURISMO PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Foram convidados para o evento os presidentes da ABAV/SE , e da ABIH/SE, além de diretores do CEFET .

Para maiores informações, procure-nos na sala 107, de segunda a sexta a partir das 19hs.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Desenvolvendo agências de viagens vencedoras.

A Associação Brasileira de Agentes de Viagens - ABAV-SE - em parceria com o SEBRAE oportunizou ao mercado sergipano de agências de turismo um evento muito interessante intitulado - DESENVOLVENDO AGÊNCIAS DE VIAGENS VENCEDORAS.

Convidados que fomos pelo presidente da instituição, sr. Alberto Balbino, alunos do curso de Agenciamento e Guiamento de turistas do CEFET, comparecemos ao evento que foi ministrado pelo sr. André Tadeu, como um trainning show, na sede do SEBRAE, situado na Av. Tancredo Neves, em Aracaju.

Com muita graça e enorme talento para divertir a platéia que lotou o auditório o sr. Tadeu nos brindou com uma noite das mais divertidas e instrutiva.

Através de esquetes muitissimo bem humorados, o nosso palestrante versou sobre a atual situação das agências de turismo frente aos desafios da modernidade.

No primeiro bloco foi-nos apresentado um personagem que ele intitulou de Agentosauro rex, uma espécie de agente de viagem das antigas, ou seja, aquele sujeito que por se identificar com o segmento turístico, resolveu abrir uma agência para vender passagens e pacotes. Sem profissionalismo, sem capacitação sua nem de seus colaboradores. Fazendo aquilo que no passado chamavamos de administração empírica.

Avançando no tempo e chegando na década de 90 do século passado já nos deparamos com algumas alterações importantes na forma de gerenciar as agências de turismo, uma vez que o cliente passa a ser mais exigente o que vai provocar no agente a necessidade de se reciclar e se preparar para os novos tempos que se avizinham no mercado. Treinar equipes constantemente ; dispor de equipamentos mais modernos; instalações mais adequadas são algumas das características que a nova agência deveria ter em tempos de fortes mudanças e concorrências mais acirradas.

Com a chegado do novo século, chegam também os novos desafios para o segmento, pois a internet vem facilitar sobremaneira o acesso da clientela à informação o que faz com que as agências novamente necessitem buscar novos ciclos de evolução para fazer frente a essa importante ferramenta nas mãos dos clientes.

Personagens outros se juntam com muita graça ao citado anteriormente, enquanto o nosso palestrante passeia pelos caminhos tortuosos trilhados pelas agências na busca por qualidade, competência e resultados. O Zé Amilton, aquele sócio da agência que só sabe vender, e que não se preocupa com outros aspectos importantes do negócio, foi apresentado à platéia.

Os desafios que são reservados para o segmento, em futuro bem próximo, estiveram presentes e muito bem apresentados pelo nosso showman, que com competência e graça deu-nos uma aula espetacular que encantou a todos, leigos e profissionais do ramo.

Importante para que os já militam no fascinante universo das agências de turismo e muito interessante para todos nós que começamos a tomar conhecimento disso, essa palestra foi um presente. Agradecemos o empenho das Professoras Nara e Adryanna por nos permitirem a oportunidade de tal aprendizado.

Que venham outras !!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Mudanças intempestivas

Na última sexta feira fomos surpreendidos com a notícia de mudança na estrutura de gestão do curso. O professor Ártemis, nosso coordenador foi substituido por Cristiane Picanço.

Em meio a muitas especulações, finalmente nessa terça feira, 16, a direção da entidade veio até a nossa sala explicar as mudanças. Disseram-nos que em função da alteração na estrutura do CEFET que será designado em breve como Instituto, alguns ajustes seriam necessários e um desses mexe bastante com os cursos de turismo, uma vez que, agora, a nossa coordenação será unificada, ou seja, teremos uma coordenadora para o curso superior em ecoturismo e para os cursos técnicos de agenciamento, guiamento e hotelaria.

É compreensível que as instituições, sejam elas quais forem, passem por ajustes e por alterações em suas estruturas administrativo pedagógicas. No entanto, não conseguimos entender que tais mudanças sejam feitas de sopetão,no meio do período letivo e de um dia para o outro , sem considerar o que tal atitude pudesse causar de dano ao bom desempenho do curso.

Sente-se no ar um clima de descontentamento geral, mas, há de se destacar a postura do professor Ártemis que em sua fala à turma exortou-nos da necessidade de apoiar a nova direção, de unirmo-nos a ela com o intuito de conseguir os resultados que todos almejamos, qual seja, o de nos formarmos profissionais gabaritados para os desafios que o desenvolvimento do turismo em Sergipe vai nos impor.

Esperamos, sinceramente, que ao "baixar a poeira" todos; diretores, coordenadores, professores e alunos, possamos descortinar dias mais calmos e melhores para o desenvolvimento do curso e da instituição.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Visita ilustre

Nessa segunda feira, 8, recebemos a ilustre visita do Professor Doutor José Roberto de Lima Andrade, que vem a ser o Presidente da Emsetur ( Empresa Sergipana de Turismo). Convidado que foi pela coordenação dos cursos de Turismo, o nosso visitante chegou ao CEFET com a intenção de nos apresentar o que o governo do Estado através da empresa pretende para o turismo em Sergipe no que diz respeito a Promoção e qualificação.



Presentes ao evento o nosso coordenador, além de professores dos cursos da instituição e convidados de outras escolas de turismo tais como Fase, Unit e até alunos de biologia da UFS.



Apresentou-nos o Dr. José Roberto o plano de ações para o turismo em 2008 e 2009, plano esse que pretende capacitar continuamente os profissionais envolvidos com o turismo no Estado. A idéia básica é a qualificação de 300 profissionais nos setores de bares, restaurantes alem de preparar mão de obra para as novas unidades hoteleiras que estão chegando ao Estado,promovendo cursos de atualização continuamente.



Pretende-se incluir alunos das escolas de ensino médio da rede pública do Estado em projetos outros de capacitação para o turismo.



O SEBRAE foi citado como um parceiro em diversas empreitadas no que diz respeito a treinamentos.



O Programa SERGIPE DE BRAÇOS ABERTOS tem por finalidade ensinar técnicas de atendimento turístico aos profissionais de diversas atividades ligadas ao turismo.



Em termos de infra estrutura turística informou-nos o presidente que mais de 1,5 milhões de reais serão investidos. A antiga rua 24 horas será reativada com uma nova roupagem. Serão investidos alí mais de 2,1 milhões de reais. O antigo Restaurante Cacique Chá será transformado num centro de arte e de cultura com investimentos na faixa dos 500 mil reais.



Recursos do governo federal através do Prodetur já estão alocados para uma série de ações que serão implementadas pela Emsetur para alavancar de vez o turismo em Sergipe.



Sinalizações turísticas nas cidades; placas (outoors) em posições estratégicas nas estradas, próximos de destinos turisticos ou nas fronteiras do Estado com a intenção precípua de "convidar" aqueles que cruzam o nosso Estado a visitar os nossos atrativos, são algumas das ações estratégicas divulgadas.



O marketing aplicado para atrair os turistas passa por: fortalecer a idéia de que Sergipe é a terra da qualidade de vida; do melhor é mais democrático São João do Brasil e do verão mais animado do país.



O VERÃO SERGIPE terá o seu planejamento antecipado, com sua divulgação já em pleno inverno anterior, no mês de junho; melhorias na estrutura; e ênfase na gratuidade dos diversos shows.



Sinalizou-nos o presidente com uma mudança no formato da divulgação de Sergipe fora de nossas fronteiras. As feiras de turismo, que na visão dele, eram um dos únicos caminhos para a divulgação de Sergipe, passam a não ser mais tão importantes. A EMSETUR só participará delas em caso do interesse principal do trade, ou seja, se algum profissional ou grupo que compõe o trade turístico sergipano se propuser a participar de algum desses eventos, a empresa será parceira dele. E por falar em parcerias, o Aracaju Convention and visitor Bureau será, também, um dos principais parceiros da empresa.

Ações importantes listadas:

. Re priorização das feiras.
. Melhora no design dos stands.
. Ações mais efetivas nas feiras em parceria com o trade.
. Aumento da participação na ABAV - Feira das Americas no Rio de Janeiro em outubro próximo.

A veiculação do produto Sergipe nas diversas mídias: Outdoors, TV, cinema, Revistas de bordo e jornais foi amplamente comentada pelo Dr. José Roberto. Entretanto, o nosso questionamento em relação ao fato de Estados como Bahia e Rio de Janeiro, tradicionais no envio de turistas para Sergipe, terem ficado de fora nas mídias impressas, foram comtemplados apenas jornais de São Paulo, Brasília e Minas Gerais, não foi diretamente respondido, deixando-nos em dúvida em relação a esse quesito. Todavia, o presidente abriu as portas da EMSETUR para nossos questionamentos e sugestões. Esperamos que em futuros contatos possamos enfim entender todo o processo de busca do turista para Sergipe e que, de alguma forma, contribuamos para o sucesso dessa empreitada.

Aproveitamos para divulgar aqui os endereços eletrônicos dos órgãos que compõem o turismo em Sergipe:

www.turismosergipe.net

www.ensetur.se.gov.br

Agradecemos o Presidente por sua iniciativa de trazer para os estudantes de turismo do CEFET as propostas para esse segmento tão importante, apesar de negligenciado por alguns, para a economia do nosso Estado e do Brasil. E, esperamos que o entusiasmo e a competência por ele demonstrados possam ser, enfim, fundamentais para que Sergipe definitivamente desponte como um importante destino turístico no país.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Vinhos

Na noite dessa quarta feira as professoras Kátia Viana (que ainda não conhecia) e Adryana Barreto, de Pesquisa Aplicada nos brindaram com uma palestra muito interessante sobre vinhos. Estavam presentes além dos alunos das turmas de Agenciamento e guiamento os colegas da Hotelaria.


O Sommelier* Silvio - Mâitre do cerimonial do Palácio do Governo do Estado de Sergipe foi o palestrante, no mini auditório do CEFET/SE.


Apresentou-nos, num primeiro momento, sua formação no segmento desde o inicio de sua carreira como cumim (auxiliar de cozinha) no afamado restaurante La Távola, localizado no bairro São José, em Aracaju; de sua passagem por outro restaurante não menos famoso - A Cantina D'Italia, esse localizado na orla mais bela do Brasil, a de Atalaia, e de sua formação com curso na ABS - Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo. Falou-nos também de suas viagens às regiões vinícolas do Brasil e da América do Sul: Argentina e Chile.


Em seguida, explanou sobre alguns significados do mundo do vinho. e nos apresentou o Ampelógrafo: Engenheiro Agrônomo ou técnico agícola estudioso da uva e dos vinhos. Explicou-nos também a sutil diferença entre Vinicultor e Viticultor. O primeiro produz vinhos a partir da produção de uvas recebidas do segundo, que, alem de ter a propriedade dos parreirais, também transforma as uvas em vinho.


Apresentou-nos o enólogo - Químico e/ou físico especialista em vinhos e o enófilo que é o apreciador, estudioso e consumidor de vinhos.


Finalmente entrou no assunto principal de sua palestra - O vinho propriamente dito. Falou sobre as principais regiões produtoras e dos diversos tipos de vinhos produzidos mundo afora. E nos explicou como as uvas são transformadas em vinho tinto, branco e rosê. Sua contribuição fez referências às principais vinicolas , seus criadores e as formas de se armazenar a "bebida dos deuses".

A importância do sobreiro (arvore de onde se retira a casca para a produção da rolha) que vai tapar as garrafas dos vinhos.

Esclareceu a diferença entre Champanhe e espumante. O primeiro, produzido na região de Champanhe - interior da França e o segundo em quaisquer outras regiões do planeta.

Mostrou-nos a forma de degustar o vinho e como armazená-los. Dos toneis carvalho, tão importantes para a conservação do precioso liquido e da temperatura ideal para a sua conservação - entre 16 e 18°C.

Para encerrar, o nosso convidado ofereceu como presente algumas garrafas de vinho para pessoas escolhidas na plateia de aproximadamente 80 pessoas e nos deixou um pouquinho mais conhecedores de uma das bebidas prediletas do homem desde a muitos séculos atrás.

Agradecemos às nossas professoras a oportunidade de termos tido contato com um assunto tão importante para quem pretende e tornar um profissional antenado com o mercado.


*Sommelier ou escanção - é , atualmente, um profissional especializado, conhecedor de vinhos e de todos os assuntos relacionados ao serviço deste. Adicionalmente, cuida da compra, do armazenamento e rotação de adegas. Elabora cartas de vinhos em restaurantes e similares. Na antiguidade o sommelier era quem servia os vinhos aos convivas nos banquetes.


Fonte: Wikipédia.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

A turma

Emilly e Thayze
chayenne
Silvania, Camila, Tatianne e Caroline
Hermosa e Camila


Eu e Ana Paula



Chayenne, Fabrissia, Geovanio, Emilly, Denise e Douglas.





Ana Paula, Wania, Eu, Silvania, Denise e Zezé





A turma.....quase toda.